As cidades da região de Campinas tiveram pontos de alagamento durante a chuva forte que caiu na noite de terça e madrugada desta quarta.
Em Valinhos, a rua Vitaliano Peleghati, que fica na divisa com Vinhedo, ficou alagada. Moradores disseram que a cena se repete por causa da falta de limpeza da boca de lobo. A prefeitura informou que não há relação com o problema e que, depois das chuvas do ano passado, fez uma intervenção em galerias que estavam fechadas e impediam o escoamento da água da chuva. Mesmo assim, o alagamento continuou. Segundo o município, estudos apontam que o volume de água aumentou após a abertura da ligação da avenida Joaquim Alves Corrêa com Vinhedo, feita em 2016 sem obras de drenagem. Isso teria sobrecarregado o sistema. A Secretaria de Obras disse que faz serviços com caminhão de hidrojato para desentupir as galerias em diferentes regiões da cidade e melhorar a passagem da água.
Em Holambra, um trecho da estrada municipal HBR-040, na região do Parque dos Ipês, ficou alagado depois que uma represa transbordou. A Defesa Civil informou que o transbordamento ocorreu por causa do volume da chuva. Em menos de uma hora, a água escoou e a rua foi liberada pela prefeitura.