O Instituto Nacional do Câncer estima que em 2015 ocorram 15 mil novos casos de câncer de colo do útero. Além disso, a expectativa é de que até o final do ano, cerca de 4,8 mil mulheres morram, vítimas da doença.
Com o objetivo de conter os números a Secretaria de Saúde de Campinas inicia nesta terça-feira, dia 10, a Campanha de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), dentro de uma Campanha Nacional contra a doença.
Nesse ano, houve a ampliação da faixa etária do público alvo, baixando a idade de 11 para 9 anos e até os 13 anos de idade. A meta é atingir 80% das 22 mil crianças campineiras nesta faixa etária.
A Coordenadora do Projeto de Imunização da Secretaria de Saúde de Campinas, Andrea Barbosa, explica que já fazia parte da programação do Ministério da Saúde a ampliação da faixa etária
De acordo com Andrea Barbosa a vacina garante uma prevenção de 98% ao câncer de colo de útero. Ela ressalta a importância da vacinação
A vacinação acontece nos 64 centros de saúde de Campinas até o dia 10 de abril. O “Dia D” de combate a doença está marcado para 14 de março, das 8h às 17h. Depois de encerrado esse período, as doses continuarão disponíveis nas unidades de saúde para as meninas nas faixas etárias contempladas.