O município de Itapira confirmou nesta terça-feira mais oito mortes provocadas pela dengue. Com isso, o total chega a nove, o maior número entre cidades da região de Campinas. Além das mortes, segundo a administração municipal, também foram registrados 3204 casos da doença. Apesar de uma trajetória de queda, os números ainda preocupam já que em 2014 todo, foram 743 casos e nenhuma morte.
A Secretária de Saúde de Itapira, Rosa Iamarino comenta que trabalha hoje com cerca de 190 funcionários atuando diretamente no combate a doença. Ela disse que os agentes estão fazendo uma espécie de “pente fino” na luta contra o mosquito. A secretária comentou que no ano passado o município não conseguiu fazer o bloqueio na transmissão da doença registrando, em todos os meses, casos de dengue. Ela comenta que há uma migração do mosquito para dentro das casas.
Itapira está em estado de emergência desde janeiro passado. O município instituiu multa que varia de R$ 75 à R$ 754 aos moradores, em cujas casas forem observados focos do mosquito. Em caso de suspeita da doença as pessoas devem se encaminhar às Unidades Básicas de Saúde ou ao Hospital Municipal.