A situação das ruas do bairro Vila Brandina, que ficam próximas à Rodovia Heitor Penteado, em Campinas, têm deixado os moradores do local preocupados. Em grande parte desta região, as ruas não tem asfalto e estão esburacadas, a ponto de não permitir a passagem de veículos em alguns trechos. Além disso, o período de chuvas favorece o acúmulo de lixo e de água, criando um ambiente ideal para a proliferação do mosquito da dengue, de carrapatos e de ratos.
Zeni Rodrigues mora no bairro há mais de 40 anos e afirmou que entre a Rua Francisco Mesquita e a Rodovia Heitor Penteado não há a mínima estrutura que possa permitir, por exemplo, a passagem do caminhão de lixo. Ela disse que já tem alguns anos que o poder público não olha para região. Há 36 anos na Vila Brandina, Aloísio Soares de Sousa, informou que na casa onde mora a situação é tão ruim, que os próprios moradores concretaram parte da rua. Sebastião Vitor Rosa é um dos primeiros moradores da Vila Brandina, tendo chegado ao local há 50 anos. Ele preside a associação dos moradores do bairro, e afirma que nessa região do bairro, existe apenas uma avenida estruturada.
A secretaria de serviços públicos de Campinas informou que foi feita a reestruturação a Avenida Francisco Mesquita. Sobre as demais ruas do bairro, a secretaria garantiu que vai enviar técnicos já na manhã desta quinta-feira, para avaliar a situação e iniciar os reparos emergenciais, para melhorar as condições do tráfego.