Moradores e comerciantes da região do bairro Guanabara em Campinas estão preocupados com a situação de abandono da Praça dos Japoneses, que fica no entorno do Instituto Nipobrasileiro da cidade, na rua Cândido Gomide. O lago do local foi desativado, mas não houve o aterramento. Agora, quando chove o espaço fica cheio de poças d’água – bem propício para os criadouros da dengue, conforme contam os frequentadores do local.
Júlia Maria Ferreira Vaz tem uma lanchonete em frente à praça. Ela conta que desde a época da existência do lago não havia muito cuidado. Agora, ela percebe o aumento mosquitos no entorno e fala da preocupação com a dengue.
Marcelo Diniz mora quase em frente à praça e diz que a prefeitura não faz nada em relação ao lago. O uso de repelente tem sido uma constante quando sai de casa. Quem está de passagem pela Praça dos Japoneses também se espanta com a situação vista pela própria reportagem. Poças e lixo dentro do lago desativado.
A assessoria de imprensa da prefeitura de Campinas disse que no local não há poças de água, já que no lago desativado existe um dreno para o escoamento. A reportagem disse que viu as poças e a informação então foi que uma equipe do Departamento de Praças e Jardins iria até o local verificar o que estava acontece já que poderia haver alguma obstrução do dreno.