Um casal que buscava refúgio no Brasil foi preso em Campinas, na tarde desta sexta-feira (13/03) por apresentar passaportes com vistos falsos. De acordo com a Polícia Federal, eles vieram do Congo com dois filhos e as prisões aconteceram quando passaram pela delegacia para dar continuidade a pedido de refúgio. Os vistos do homem e de um dos filhos eram falsos.
A mulher de 28 anos trabalhava na Embaixada do Brasil, no Congo, no setor que emite visto para estrangeiros que pretendem viajar e permanecer temporariamente em solo brasileiro. A suspeita da polícia é de que usando esse conhecimento, o casal teria falsificado.
O homem veio para o Brasil no final do ano passado, convidado por amigos da mesma nacionalidade para trabalhar. Após chegar e fixar residência em Hortolândia, ele procurou a Polícia Federal para obter o refúgio. A mulher chegou ao Brasil em janeiro com os dois filhos. Eles confessaram aos policiais que o objeto era que ela e a criança mais nova, retornassem ao Congo.
Com a falsificação, o casal responde na Justiça e pode pegar de dois a 6 anos de prisão. Após pena cumprida, pode haver a expulsão do território nacional. As crianças de um e três anos ficaram sob a guarda de uma tia.
(Foto: Polícia Federal)