CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Infestação de gafanhoto surpreende moradores de bairros de Campinas

Infestação de insetos em bairros de Campinas chama atenção de moradores. Para alguns é gafanhoto, para outros Louva Deus e há até quem ache que são grilos. O fato é

Infestação de gafanhoto surpreende moradores de bairros de Campinas
Infestação de insetos em bairros de Campinas chama atenção de moradores. Para alguns é gafanhoto, para outros Louva Deus e há até quem ache que são grilos. O fato é que pelo menos nos bairros São Bernardo, Jardim Aurélia, Pacaembu, Proença, Centro e na região do Ouro Verde eles estão sendo vistos: nas paredes, em árvores, […]

Infestação de insetos em bairros de Campinas chama atenção de moradores. Para alguns é gafanhoto, para outros Louva Deus e há até quem ache que são grilos. O fato é que pelo menos nos bairros São Bernardo, Jardim Aurélia, Pacaembu, Proença, Centro e na região do Ouro Verde eles estão sendo vistos: nas paredes, em árvores, em cima de veículos e voando atraídos pela luz. Os insetos são de coloração verde ou marrom.

Márcio Luís Giomo é um dos moradores que viu vários deles na tenda do estacionamento do prédio onde mora, no São Bernardo. Fábio Miranda mora na região do Ouro Verde e viu os insetos no condomínio que mora e numa igreja perto do local. Miranda foi a um mercado perto do estádio do Guarani se surpreendeu com a quantidade dos insetos.

O biólogo Ovando Provatti, que é da Vigilância em Saúde foi procurado para esclarecer essa tal “nuvem de gafanhotos” em pontos de Campinas. Ele chegou a ir a um local no Jardim Aurélia e disse que o que mais foi encontrado foram gafanhotos marrons e verdes.

O que poderia ter atraído esses insetos é a atividade agrícola em cidades do entorno como Americana e Santa bárbara. Eles poderiam ter vido pra Campinas, diante de período que é marcado pelas queimadas, em busca de alimentos. Outro fator que contribui para os gafanhotos na cidade, ainda segundo o biólogo, é a urbanização que diminui o número dos principais predadores do inseto: os pássaros.

Os gafanhotos não representam riscos a saúde pública, o principal prejuízo é relacionado ao cultivo de plantas e grãos.

 

(Foto: Fábio Miranda/Ouvinte)

 

Compartilhe

Conteúdos