A apreensão de R$ 2 milhões em comprimidos de ecstasy no aeroporto de Viracopos em Campinas foi a primeira apreensão de drogas realizada pela Receita Federal, em voos internacionais, no terminal de Campinas. Foram 13 quilos de entorpecente, que vieram de Amsterdã e estavam com um brasileiro de 23 anos. Ele foi preso em flagrante e estava em um voo que partiu de Lisboa. A ação foi na noite de sábado, após o jovem ser selecionado para inspeção, por critérios de gerenciamento de risco.
O Inspetor Adjunto da Receita Federal em Viracopos, André Roviralta, destaca que a expansão de Viracopos e oferta de voos tornam necessários reforços na segurança. Até então, as ações da Receita em voos internacionais estavam mais ligadas a mercadorias.
A maioria das ações da Receita Federal em Viracopos está ligada a questão das correspondências. Neste ano, foram 47 localizações de drogas em encomendas. O Inspetor Adjunto, André Roviralta, destaca uma variação da maconha que vinda dos Estados Unidos e substâncias da China que são investigadas.
Neste ano, Receita Federal também apreendeu em Viracopos, cocaína, haxixe e drogas sintéticas.