Um terreno no bairro San Martin, em Campinas, foi ocupado por cerca de 700 famílias no último final de semana. No local, que fica próximo ao Techno Park, barracas de madeira e bambu foram montadas e um cadastro é atualizado a todo o momento.
Um dos representantes da comissão de liderança do grupo, Marcos Ferrari, estima que o número cresça até esta terça-feira. Ele diz que todas as famílias são de Campinas, passam por dificuldade financeira e não teriam condições de morar de aluguel.
A área, de aproximadamente 15 mil metros quadrados, pertenceria ao Governo do Estado e, segundo as lideranças, seria usada pelo CDHU. No espaço, que fica às margens da Estrada Municipal José Sedano, havia a promessa de construção de 665 moradias.
Como isso não aconteceu, Marcos Ferrari defende a negociação e diz que o grupo vai tentar contato com os órgãos estaduais. Ele alega que nada foi alterado no terreno, que é coberto pelo mato em quase toda extensão e possui diversos desníveis e árvores.
Muitas barracas são ocupadas por famílias inteiras, com jovens e crianças de colo em colchões e cadeiras improvisadas. Nesta segunda-feira pela manhã, a movimentação era grande e muita gente ainda chegava para preparar as futuras moradias.
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, CDHU, e a Companhia de Habitação Popular de Campinas, COHAB, foram ouvidas. Os dois órgãos disseram que desconheciam a ocupação e que enviariam funcionários ao local nesta segunda-feira para fazer as apurações.