A partir desta terça-feira, as cidades da região de Campinas abastecidas pelo Rio Camanducaia passarão a ter restrição no abastecimento de água. Uma portaria emitida em janeiro desse ano pela Agência Nacional de Águas e pelo Departamento de Água e Energia Elétrica determina uma restrição na captação entre 20% e 30% a partir do momento que a vazão ficar abaixo do limite mínimo ou igual a 1,5m3/seg. Na manhã dessa segunda-feira a vazão chegou a 1,32 m3/seg.
Amparo depende totalmente da água captada no Camanducaia. Ao todo são três pontos de captação. O Superintendente do SAE (Serviço de Água e Esgoto) de Amparo, Carlos Roberto Piffer comenta que, por enquanto, apenas um dos pontos requer mais atenção.
O Rio Camanducaia passa pelos municípios de Amparo, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre dos Sul, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Santo Antônio de Posse, Serra Negra e Socorro. Nem todos captam água do Camanducaia para abastecimento, mas de outros rios também.
Carlos Roberto Piffer tranquiliza a população dizendo que não há previsão de racionamento de água na cidade. Segundo ele, em 2014 a situação era mais crítica nessa mesma época do ano e mesmo assim não faltou água para ninguém. Mas ele reforça o alerta:
A restrição na captação de água em Amparo inclui também uso na indústria e agricultura.