CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Grupo manifesta contra o aumento de água na Câmara de Campinas

Cerca de 30 pessoas ligadas ao movimento Sinal Vermelho Para a Sanasa realizaram uma manifestação na sessão desta quarta-feira contra o aumento de água anunciado pela empresa. Eles questionam que

Grupo manifesta contra o aumento de água na Câmara de Campinas
Cerca de 30 pessoas ligadas ao movimento Sinal Vermelho Para a Sanasa realizaram uma manifestação na sessão desta quarta-feira contra o aumento de água anunciado pela empresa. Eles questionam que o reajuste de 15% na tarifa seria ilegal, porque foi aprovado pela agência reguladora do PCJ sem a realização de uma audiência pública. Os organizadores […]

Cerca de 30 pessoas ligadas ao movimento Sinal Vermelho Para a Sanasa realizaram uma manifestação na sessão desta quarta-feira contra o aumento de água anunciado pela empresa. Eles questionam que o reajuste de 15% na tarifa seria ilegal, porque foi aprovado pela agência reguladora do PCJ sem a realização de uma audiência pública. Os organizadores passaram o dia visitando os vereadores e apresentando o manifesto do grupo. Durante a sessão, eles levaram faixas e cartazes pedindo o apoio dos parlamentares. O coordenador do movimento, Alcino Vilela, afirmou que a Sanasa informou que teria realizado uma audiência pública para debater o reajusto, quando na verdade o que aconteceu seria uma reunião do conselho de controle social. Ele disse que espera ter sensibilizado os vereadores sobre a questão.

O vereador Pedro Tourinho, do PT, apoiou a iniciativa do movimento popular. Ele afirmou que ingressou com uma ação no Ministério Público questionando a propaganda veiculada pela Sanasa, que informa à população que o consumo de água em Campinas está com sinal verde, ou seja, que o uso pode ser feito sem restrição, mas com consciência. Tourinho questionou os riscos da liberação do consumo durante o período de estiagem aliado à crise hídrica que afeta o estado de São Paulo desde o ano passado.

O boletim da empresa municipal, que é divulgado nos meios de comunicação, informa os consumidores sobre a situação dos rios através de cores. Se aparecer o sinal vermelho, vai haver redução de até 30% no abastecimento. O sinal amarelo indica a possibilidade de restrição imediata e o sinal verde aponta o uso sem restrição. Ninguém da empresa municipal foi encontrado para comentar os questionamentos.

 

Compartilhe

Conteúdos