A Prefeitura de Campinas prevê a construção de dois novos trechos de ciclovia: uma delas no distrito de Nova Aparecida e a outra no bairro Vila Nova. A expectativa é de que o edital para a construção das duas ligações seja lançado ainda este mês e que todo o projeto executivo esteja pronto até janeiro de 2016.
As duas obras, segundo o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, devem começar depois da intervenção na Avenida Baden Powell, no Jardim Nova Europa. Ele explica que o pacote integra pavimento e sinalização adequados e ainda espaços para estacionamento de bicicletas. A ideia em Nova Aparecida é oferecer acesso ao terminal Padre Anchieta.
As afirmações do secretário foram feitas durante a inauguração do trecho de 1 quilômetro e 300 metros na Avenida Norte-Sul, evento que contou com a presença de cicloativistas. Com faixas e cartazes, eles cobraram o cumprimento do plano cicloviário do município, que prevê ainda a construção de mais 92 quilômetros de ciclovias até o final de 2016.
Um dos integrantes do grupo, Eduardo Gomes, elogiou a inauguração da obra, mas questionou a utilidade do trecho entre as ruas Gustavo Ambrust e Oriente. Questionado sobre isso, o secretário prometeu que a Pasta já pensa em fazer duas extensões da ciclovia: uma em direção ao Taquaral e outra até um balão no final da Avenida Princesa d’Oeste. A data exata para o início das obras não foi detalhada, mas a previsão inicial é para o primeiro semestre do próximo ano.