Passados sete meses, as obras na Av. Francisco Glicério, no centro de Campinas, chegaram à região da Moraes Salles e continua difícil andar pela calçada. A reportagem fez o percurso e ao longo dele, muitas reclamações. A segurança é uma delas. Quem tem mais idade precisa redobrar a atenção. Há trechos estreitos, pedras, canos… E foi na altura da Ferreira Penteado que a reportagem viu lojas com acesso totalmente obstruído pelas obras. Andar com crianças na Glicério também é complicado. Chegamos até o cruzamento da Av. Benjamin Constant, onde já há um trecho em que a nova calçada está praticamente pronta.
Por nota a prefeitura de Campinas disse que as obras de rede de água e esgoto, de telecomunicação, asfalto, guias, sarjeta e o piso das calçadas, estão em ritmo acelerado, inclusive com trabalhos adiantados em relação ao cronograma.
Sobre a segurança de pedestres e motoristas, ressalta que todas as providências foram adotadas e medidas complementares têm sido tomadas a cada etapa da obra para minimizar os impactos. A administração diz que a via foi sinalizada para os pedestres, foram colocados cones e fitas demarcando o local das obras e colocado tapumes, inclusive com materiais para não tapar e nem fechar as fachadas das lojas.
Apesar dessas medidas, a Prefeitura informa que vai cobrar as empresas responsáveis pela obra para que sejam feitas adequações imediatas para garantir a segurança e conforto dos pedestres.