Funcionários da Fundação Casa em Campinas ficaram feridos após um princípio de rebelião na unidade San Martin, na tarde desta terça-feira (13/10). Os trabalhadores tiveram ferimentos no rosto e disseram que foram agredidos por internos.
Ao longo da tarde, várias viaturas do governo do estado chegaram à Fundação Casa em Campinas, uma delas tinha marca sangue na porta. Também houve a entrada de equipes de enfermagem. Mães de internos foram ao local para saber dos filhos.
O corregedor auxiliar da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, Ivan de Carvalho Junqueira, disse que houve confusão entre os próprios internos, havendo a necessidade de intervenção dos funcionários. O corregedor fala em meios moderados para amenizar a confusão entre internos e questionado sobre os funcionários feridos, diz que quando o diálogo não é suficiente são necessárias outras ações.
32 dos 64 internos da Fundação Casa em Campinas, unidade San Martin, participaram da confusão, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, que informou ainda, que nenhum deles ficou ferido. A confusão na unidade durou cerca de duas horas.
Uma sindicância será instaurada para investigar o caso. Na noite anterior a este fato, na mesma unidade, houve discussão entre internos, tentativa de fuga e funcionários mantidos reféns.