A juíza da 3ª Vara da Justiça, Marina Zerbinatti, concedeu liminar ao Consórcio Renova, restabelecendo o serviço de coleta de lixo em Campinas.
A retomada do serviço atendeu ao mandado de segurança impetrado pela prestadora de serviço que se sentiu prejudicada com a decisão do Ministério do Trabalho e Emprego que havia pedido a suspensão da coleta.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas, o serviço deve estar normalizado até sexta-feira.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella está acompanhando a empresa que já determinou que todas as equipes da Renova retomem a coleta.
O Ministério do Trabalho e Emprego havia determinado a suspensão da coleta de lixo em Campinas por tempo indeterminado. A medida foi tomada depois de uma fiscalização do órgão que constatou várias irregularidades.
De acordo com o Ministério o principal problema é no transporte dos coletores. Os fiscais flagraram cinco trabalhadores na cabine do caminhão até o primeiro ponto de coleta de lixo sendo que o veículo possui apenas três cintos de segurança.
Uma outra irregularidade encontrada, segundo informações do Auditor Fiscal do Trabalho, Marcel Sousa, foi a permanência dos trabalhadores nos estribos dos caminhões.
Sousa comentou que ao longo de um ano e nove meses foram registrados 182 acidentes de trabalho envolvendo os coletores de lixo em Campinas.