CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nascimentos em Campinas caem e medo de doenças pode ser a causa

A taxa de natalidade em Campinas caiu 5,15% no ano passado em relação ao número de 2015. De acordo com dados do Sistema de Informação e Informática da Secretaria Municipal

A taxa de natalidade em Campinas caiu 5,15% no ano passado em relação ao número de 2015. De acordo com dados do Sistema de Informação e Informática da Secretaria Municipal de Saúde, nasceram na cidade 21.428 bebês em 2016, o que representa 1.164 nascimentos a menos se comparado com o ano anterior.

Entre as mães que moram em Campinas, a queda foi ainda maior, 6,4%. Foram 16.195 partos, enquanto em 2015 aconteceram 16.195. Segundo Maria do Carmo Ferreira, coordenadora de Informação Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, o medo de doenças como a zika e a microcefalia pode ter contribuído para essa queda.

Mas o medo de doenças não é a única explicação para a diminuição no número de nascimentos. A coordenadora do Devisa afirma que ainda não é possível dizer se a tendência para os próximos anos também é de queda na natalidade.

Para os casais que pretendem ter filhos, Maria do Carmo Ferreira explica que alguns cuidados podem prevenir qualquer risco de zika ou microcefalia.

No ano passado, 88 casos suspeitos de zika vírus em crianças foram registrados em Campinas, com 11 já descartados. Segundo a Secretaria de Saúde, foram confirmadas 9 ocorrências de microcefalia em bebês.

Compartilhe

Conteúdos