As recentes mortes de macacos em áreas de mata próximas à zona urbana preocupam autoridades de saúde pelo risco de transmissão de febre amarela em Campinas e Valinhos. Este ano, um caso autóctone, ou seja, contraído na cidade, foi confirmado no Distrito de Sousas, em Campinas, no mês de abril. Um dos locais em que um animal morto foi encontrado recentemente é a região do Parque Jambeiro. A proximidade com Valinhos deixou em alerta a cidade, que já registrou três casos suspeitos de febre amarela. A diretoria da Vigilância Epidemiológica, Claudia Maria dos Santos, pede que a população de Valinhos se imunize.
Em Campinas, um macaco morto foi encontrado na região do Jardim Paineiras. Por isso, o colégio Coração de Jesus convocou alunos e familiares para se imunizarem contra a febre amarela. A coordenadora de ensino Rosemarie Capovilla afirma que a proximidade da área aumentou a preocupação com a doença.
A estudante Ana Clara Guilherme, de 15 anos, diz que se sente mais segura após ser vacinada.
Campinas e Valinhos realizam neste sábado, 28 de outubro, o Dia D de vacinação contra a febre amarela. Todas as unidades de saúde dos dois municípios vão oferecer a imunização de graça. Quem já se vacinou, em qualquer período, não precisa receber a dose.