Campinas foi a cidade vencedora no Brasil para participar de um projeto sobre biodiversidade organizado pela unidade América do Sul do ICLEI, que é a principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de 100 países
O projeto que contemplou Campinas é o INTERACT-Bio, que visa dar suporte para as questões relacionadas a biodiversidade nas cidades e será implementado também nas regiões metropolitanas da Índia e da Tanzânia, proporcionando um intercâmbio. Os três países são estratégicos, por causa de suas riquezas em biodiversidade. O projeto tem duração até 2020.
O secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, explica que a preocupação de Campinas em integrar a região metropolitana em suas ações, foi determinante para a escolha da cidade. Na prática, Rodrigo explica que o projeto vai contribuir para que a região faça a troca de olhar em relação ao meio ambiente.
O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Rogério Menezes, afirma que o projeto ajuda na implantação mais eficiente das questões ambientais previstas nos planos diretores das cidades da região. As cidades de Londrina e Belo Horizonte também foram selecionadas e serão parceiras no projeto.