CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Protesto em Defesa da Justiça do Trabalho bloqueia Avenida Norte Sul, em Campinas

O desmembramento das atribuições do Ministério do Trabalho em outros três ministérios provocou reação negativa de diversos setores da sociedade. Entre eles, o da Justiça do Trabalho, que passou a

Protesto em Defesa da Justiça do Trabalho bloqueia Avenida Norte Sul, em Campinas
Foto: Valéria Hein

O desmembramento das atribuições do Ministério do Trabalho em outros três ministérios provocou reação negativa de diversos setores da sociedade. Entre eles, o da Justiça do Trabalho, que passou a se preocupar também com uma possível extinção do órgão. Este assunto motivou um protesto na manhã desta terça-feira, em frente ao prédio da Justiça do Trabalho, na Avenida Norte Sul, esquina com Rua Eng. Carlos Stevenson, na Nova Campinas.

O sentido Taquaral da via foi bloqueado e os manifestantes utilizaram carro de som, balões, faixas para chamar a atenção da população para o problema. O advogado trabalhista e membro do Grupo de Pesquisa, Trabalho e Capital da USP, Cairo Meloni, disse que o protesto é um alerta aos ataques e falsas informações que a Justiça do Trabalho vem sofrendo.

O procurador do trabalho, Everson Rossi, se preocupa com o risco à democracia e ao equilíbrio das relações de trabalho. De acordo com a Decisão, o Ministério do Trabalho foi distribuído para a pasta da Justiça, com o Ministro Sérgio Moro, da Economia, com o Ministro Paulo Guedes, e da Cidadania, com Osmar Terra.

Entre as reações negativas à decisão, existe a alegação de que o desmembramento das atribuições do Ministério do Trabalho fere o artigo 10 da Constituição Federal, que estabelece a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

Conteúdos