CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

E-commerce ganha força, mas golpes exigem cuidado

As compras pela internet devem ganhar força neste Dia das Mães por causa do isolamento social e o fechamento do Comércio. Com isso, cresce o risco de golpes e transtornos

E-commerce ganha força, mas golpes exigem cuidado
As compras pela internet devem ganhar força neste Dia das Mães por causa do isolamento social e o fechamento do Comércio.  Com isso, cresce o risco de golpes e transtornos financeiros. A segurança nas transações virtuais depende do grau de proteção dos sites de e-commerce. Mas, um estudo encomendado pela Serasa Experian e realizado pela […]

As compras pela internet devem ganhar força neste Dia das Mães por causa do isolamento social e o fechamento do Comércio.  Com isso, cresce o risco de golpes e transtornos financeiros. A segurança nas transações virtuais depende do grau de proteção dos sites de e-commerce. Mas, um estudo encomendado pela Serasa Experian e realizado pela BigData Corp mostra que, em cada dez sites de no país, um está desprotegido, ou seja, não possui um certificado de segurança SSL para proteção de dados.

Esse certificado garante uma conexão segura e criptografada, o que evita o roubo de dados durante a transação. Nos aplicativos de celulares e outros dispositivos móveis esse índice  é ainda mais preocupante, com quase dois em cada dez aplicativos, sem o certificado de segurança.

Para piorar a situação, mesmo entre os sites que possuem essa segurança, 36% deles operam com certificado vencido. De a cordo com Fabiano Leite, gerente de identidade digital da Serasa Experian, para saber se um site possui o certificado SSL é preciso conferir se há um cadeado na barra de endereços do navegador.

Com cerca de 130 mil endereços de lojas on-line sem segurança, a solução é seguir algumas dicas para não cair numa cilada. Fabiano Leite explica que é preciso desconfiar de ofertas milagrosas, com preços muito abaixo do mercado. Fabiano Leite, alerta ainda para os links que chegam por grupos de WhatsApp que só devem ser clicados após a absoluta certeza de confiança.

É preciso ainda pesquisar a reputação do site e só incluir informações pessoais e dados de cartão de crédito se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro. Para ajudar nesta investigação, existem  sites dedicados à avaliação e reputação de lojas virtuais. Manter o antivírus atualizado também é fundamental para quem faz compras pela internet, porque diminui o risco de roubo de dados pessoais por arquivos espiões.

Conteúdos