Os bebês recém-nascidos ainda têm baixa resistência no organismo e ficam expostos a doenças. Com a covid-19, não é diferente. Em período de pandemia, os cuidados para evitar a contaminação precisar ser ainda mais redobrados, mesmo que os casos já conhecidos sejam mais leves.
A médica pediatra Teresa Uras orienta que os próprios pais devem adotar medidas de segurança sanitária para terem contato seguro com a criança.
Em tempos de quarentena e com a covid-19 infectando pessoas que permanecem assintomáticas, a pediatra recomenda o contato do bebê com o menor número possível de pessoas.
Segundo a médica Teresa Uras, a transmissão da covid-19 se dá de maneira muito parecida com outras doenças respiratórias como a gripe, por exemplo, e reforça a necessidade de manter o bebê em segurança, com hábitos simples em casa.
As mães que contraírem covid-19 devem mesmo assim amamentar os recém-nascidos, desde que estejam assintomáticas e façam todos os procedimentos de higienização, como lavar as mãos e usar máscara.