O resultado do laudo feito por uma equipe de ambientalistas e técnicos da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) mostra que a água coletada da Lagoa do Taquaral, em Campinas, é de boa qualidade.
A conclusão contraria a suposição de que peixes teriam morrido por falta de oxigênio na água devido à estiagem, que já chega a 63 dias na cidade. Uma amostra da água foi coletada no último dia 12, após pedido feito pelo Conselho Municipal de Defesa dos Animais, que notou também um aumento na presença de algas na lagoa.
Segundo o diretor do Departamento de Parques e Jardins de Campinas, Edson Navarrete, a conclusão do laudo foi positiva, apesar da falta de chuvas. Sobre a possível mortandade de peixes, o diretor do DPJ afirmou que os registros são isolados e naturais e não tem relação com a qualidade da água.
Além disso, Edson Naverrete também esclareceu que há planos para a retomada das reformas na caravela, já que o DPJ procura empresas com interesse em patrocinar esses projetos. Para ele, a caravela precisa não somente de reforma, mas também de um propósito.