A revisão dos valores do IPTU adotada pela Prefeitura de Campinas para aumentar a arrecadação assustou moradores do Conjunto Habitacional Bandeirantes, no Jardim Pacaembu, região norte da cidade. Ao todo, 3,6 mil carnês referentes aos imóveis novos e revisados do município foram enviados neste mês de setembro pela Secretaria de Receitas. Deste total, 1,4 mil carnês foram enviados ao Residencial Bandeirantes, que teve a situação cadastral da área dos imóveis corrigida.
De acordo com a Pasta responsável, o condomínio foi cadastrado com área de terreno de 1m² para cada unidade, o que é incompatível com as dimensões reais do imóvel. Mesmo assim, os moradores reclamam do prazo curto para fazer o pagamento, já que os valores são altos e vencem no próximo dia 25. Além disso, segundo Regiane Mateus, essa é a terceira cobrança recebida pelos condôminos em 2012.
De acordo com o secretário de Receitas, Antônio Caria Neto, a cobrança enviada em julho se referia ao acerto somente do ano de 2012, sendo que o carnê de setembro está atrelado ao período recalculado de 2007 a 2011.
Apesar da possibilidade de parcelar o valor, o morador Amarildo de Jesus Aleixo, que recebeu uma cobrança de cerca de R$ 600, acredita que um aviso deveria ter sido enviado antes do carnê. O secretário, no entanto, esclareceu que todo cidadão pode entrar com um pedido de impugnação da cobrança. Ainda assim, a recomendação de Caria Neto é que o valor seja pago.
Ao todo, a Prefeitura espera arrecadar cerca de R$ 12 milhões neste primeiro lote enviado.