Os 354 bebês nascidos entre janeiro e junho deste ano no Hospital Madre Theodora começaram a ser examinados nesta terça-feira (25/09), em Campinas. As mães das crianças convocadas tiveram contato direto com a técnica em enfermagem que contraiu tuberculose e trabalhava na ala 3 do hospital.
O caso foi descoberto em agosto, quando três bebês nascidos no hospital tiveram o diagnóstico confirmado no Centro Médico, no Hospital e Maternidade Celso Pierro, e também no Hospital Mário Gatti.
Na manhã desta terça-feira, cerca de 20 crianças acompanhadas pelos pais estiveram em uma clínica no bairro Cambuí para os exames de Derivado de Proteína Purificada (PPD) e de Raio X de tórax. No local, não houve tumulto ou espera prolongada e o clima era de tranquilidade.
Segundo o Diretor Geral do Hospital Madre Theodora, Alexandre Santos, somente as mães convocadas que agendaram consulta devem comparecer à clínica. O primeiro grupo convocado fará os exames entre esta terça e quarta-feira e os resultados serão apresentados nos próximos dias. Ao todo, cerca de 80 exames devem ser feitos semanalmente.
Depois disso, um segundo grupo deve ser examinado por precaução. Nesta etapa, cerca de mil crianças nascidas no hospital entre janeiro e junho e que não tiveram contato com a funcionária serão convocadas.
No dia marcado para a consulta, os pais devem levar a carteira de vacinação e o cartão de acompanhamento da criança com as informações sobre peso e altura.
Já os pais que ainda não receberam a carta ou que estiverem com dúvidas devem entrar em contato pelos telefones (19) 3756-3000 ou pelo número 0800 940 23 73.