A provável candidatura do prefeito interino de Campinas, Pedro Serafim, na eleição indireta segue indefinida. O pleito está marcado para o dia 10 de abril e será realizado na Câmara com votos dos 33 vereadores.
Presente em um evento em uma escola infantil na manhã desta terça-feira (28/02), Serafim disse que a decisão só será conhecida publicamente no último dia de inscrições, na próxima segunda-feira, dia 5 de março.
Marcada para às 10h do dia 10 de abril, a sessão será aberta com pelo menos 11 vereadores, mas a votação só terá início com a presença mínima de 17. Após a abertura da sessão, os candidatos terão até 30 minutos, pela ordem de inscrição, para uso da tribuna e defesa da candidatura.
Se houver apenas duas chapas, vence aquela que obtiver maioria simples. Já se houver três ou mais chapas, o vencedor só será conhecido se obtiver maioria absoluta – ou seja, 17 votos. Se isso não ocorrer, os dois mais votados seguem para um segundo turno a ser realizado no mesmo dia. A partir daí, o vencedor será aquele que obtiver maioria simples.
Em caso de empate, será declarado eleito o mais idoso, como prevê a legislação eleitoral.
A eleição indireta em Campinas foi anunciada no último dia 16 após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).