Cerca de 120 mil pessoas estão sem água em Sumaré, por conta de um incêndio causado por um curto-circuito nos Disjuntores do Painel Elétrico da Captação de Água Bruta do Rio Atibaia. O incêndio aconteceu na tarde desta quinta-feira (08/11) e se alastrou por todo o local, inclusive na zona reservada aos painéis e os transformadores. Por conta disto, cerca de 45% da população de Sumaré estão com o abastecimento comprometido. As regiões afetadas foram dos bairros Picerno, toda Nova Veneza, Matão, Maria Antonia, Vila Flora, e demais localidades assistidas pela Estação de Tratamento de Água II do Parque Itália.
Desde o incidente, o Departamento de Água e Esgotos (DAE) está trabalhando para normalizar a situação, inclusive providenciando geradores e painéis onde, provisoriamente possam ser ligadas as bombas, até a conclusão da reforma do prédio e das Cabines afetadas. Apesar deste trabalho, ainda não há previsão de quando o abastecimento será normalizado.
A recomendação é para que os moradores das partes mais baixas, que usem a água que ainda possa estar nos reservatórios, faça isso com moderação. Na manhã de hoje (09/11), foi realizada a perícia para levantar as causas do curto circuito, e segundo o Instituto de Criminalística de Campinas, não foi identificada nenhuma causa criminal. Nos próximos 30 dias a Polícia Técnico Científica do Estado deve analisar e concluir o caso.