Do total de 67.408 inscritos para o vestibular 2013 da Unicamp, 62.260 fizeram as provas da primeira fase neste domingo. O índice geral foi de 7,64%. No ano passado foi um pouco menor 7,39%.
A maior incidência foi registrada em Brasilia.Na capital Federal, 20,38% deixaram de fazer as provas. Em Campinas o índice foi de 7,43% e na capital paulista 7,84%. Os vestibulandos estão na disputa por uma das 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto.
Entre as 48 questões de conhecimentos gerais, ocorreu um problema na de número 28, pois, foram impressas duas respostas semelhantes, porém, segundo os coordenadores da Comvest, as duas respostas estavam erradas e que não comprometeram o resultado da prova. Para a redação foram propostos dois temas. Em um deles o vestibulando teve que fazer o resumo de um texto sobre o Pessimismo. A segunda redação pedia que fosse escrita uma carta a partir de duas notícias, uma sobre o lançamento de uma cerveja para cachorro e uma outra dando conta do aumento do consumo de bebida entre os jovens e adolescentes.
Para o Coordenador Executivo da Comvest, Mauricio Kleinke, a proposta foi testar a capacidade de interpretação critica do vestibulando. Na tarde desta segunda-feira a Comvest divulga em sua página na internet o resultado da prova de conhecimentos gerais. As redações devem estar corrigidas até o inicio de dezembro. A lista de aprovados será divulgada no dia 21 de dezembro. A segunda fase está programada para o período de 13 e 15 de janeiro de 2013.