A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o suspeito de espalhar um boato que terminou no fechamento do comércio do Jardim Bom Retiro e de outros bairros da região da Área Cura, em Sumaré, foi identificado. Já a Polícia Militar afirmou que está encontrando dificuldade para encontrar o autor do trote.
Segundo a PM, no sábado, um homem teria avisado os comerciantes sobre um suposto toque de recolher. No início da tarde desta segunda-feira, os comerciantes do local fecharam as portas dos estabelecimentos, temendo alguma represália do crime organizado.
Desde o começo do problema, as polícias Civil e Militar informaram que se tratava de um trote e a ação do suspeito não teria nenhuma relação com alguma facção criminosa. Mesmo com todos os indícios apontando para um boato, a polícia militar adotou o procedimento padrão para garantir a segurança das pessoas que estavam no bairro. Várias viaturas circularam pelo local durante todo o dia e nenhum incidente foi registrado. Mesmo assim, lojas, bancos, escolas e postos de saúde fecharam as portas.