Um voo da Azul Linhas Aéreas com destino ao Rio de Janeiro voltou para Campinas minutos após a decolagem por ter atingido um pássaro.
O incidente aconteceu na manhã desta sexta-feira, quando o avião deixava a pista de decolagem do aeroporto de Campinas. Às 7h46, a ave foi sugada pela turbina da aeronave.
O avião chegou a deixar Campinas, mas o piloto decidiu retornar às 8h10.
Em nota, a Azul informou que o pouso e o desembarque dos clientes aconteceram normalmente, e que prestou assistência conforme as regras da Agência Nacional de Aviação Civil.
O avião não foi danificado e ninguém ficou ferido. O aeroporto não ficou fechado por causa da ocorrência.
Em abril, outro voo da Azul precisou retornar após 20 minutos da decolagem. Na época, era o 18º incidente com aves no terminal campineiro.
A avaliação da concessionária Aeroportos Brasil e da prefeitura era de que a enorme quantidade de lixo em terrenos que ficam próximos a Viracopos poderia causar a aproximação das aves.
Um dos terrenos fica na Estrada do Friburgo, que faz a ligação entre o Vida Nova e Viracopos por meio de uma via de terra. A área, que deveria ser para um empreendimento imobiliário que nunca saiu do papel, se tornou um depósito clandestino de lixo, monitorado pela prefeitura, que não consegue dar conta da limpeza devido à falta de apoio da população.
Após o incidente de abril, uma força-tarefa pela secretaria de Serviços Públicos, removendo quase 60 toneladas de resíduos que foram despejados nas regiões do Campo Belo, Vida Nova e Ouro Verde, que circundam o aeroporto.