CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Em encontro em Campinas, prefeitos criticam decisão de Alexandre de Morares

O tema das pessoas em situação de rua dominou os debates no primeiro dia do encontro da Frente Nacional de Prefeitos, realizado em Campinas. Os chefes do Executivo são contra

Em encontro em Campinas, prefeitos criticam decisão de Alexandre de Morares
Guilherme Leal/CBN Campinas

O tema das pessoas em situação de rua dominou os debates no primeiro dia do encontro da Frente Nacional de Prefeitos, realizado em Campinas. Os chefes do Executivo são contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes de proibir a remoção deles dos espaços públicos.

Prefeitos de todo o país se reuniram em Campinas nesta quinta-feira para participar da terceira edição do encontro que busca debater temas comuns aos municípios. O tema dos moradores em situação de rua esteve presente logo no primeiro debate da tarde.

O prefeito de Jacareí Izaías Santana, afirmou que a pandemia de Covid-19 fez com que essa população aumentasse no mundo todo. Segundo ele, é preciso equilibrar os recursos enviados para os municípios já que, atualmente, as cidades arcariam com 85% dos custos sociais e o Governo Federal apenas com os outros 15%.

A recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de proibir a retirada de pessoas em situação de rua dos espaços públicos foi criticada pelos presentes. Dário Saadi, prefeito de Campinas e vice-presidente de saúde da FNP, disse que se mantida como está, a decisão pode até estimular o problema social.

Dário ainda criticou a forma como os municípios são onerados por políticas discutidas em Brasília.

O prefeito pontua que a Frente Nacional está preparando um documento para entrar com um pedido de embargo de declaração. O objetivo é questionar pontos da decisão do ministro e propor soluções mais próximas da realidade das cidades. O prazo pra isso é de 120 dias.

Conteúdos