CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Piracicaba faz mutirão para combate ao mosquito da dengue neste sábado

Neste sábado, as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) realizam mais uma ação do arrastão e mutirão da dengue em Piracicaba. O arrastão acontecerá das 8h às

Piracicaba faz mutirão para combate ao mosquito da dengue neste sábado
Foto: Prefeitura de Piracicaba

Neste sábado, as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) realizam mais uma ação do arrastão e mutirão da dengue em Piracicaba. O arrastão acontecerá das 8h às 14h nos bairros São Jorge, Santo Antônio e Paineiras, com ponto de encontro no varejão, ao lado do Terminal São Jorge.

O mutirão será realizado das 8h às 12h nos bairros Morumbi e Noiva da Colina. A ação visa combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Em dados provisórios de janeiro de 2025, Piracicaba registrou 1.025 notificações de dengue, com 83 casos confirmados e nenhum óbito. No mesmo período de 2024, foram 2.083 notificações, com 787 casos confirmados e também nenhum óbito. Em 2023, o número de notificações foi menor, com 378 registros, 20 casos confirmados e nenhum óbito.

A prevenção também segue em destaque. Em Piracicaba, a vacinação contra a dengue continua para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, o Cartão Pira Cidadão ou o Cartão Nacional do SUS. A vacina é administrada em duas doses, com um intervalo de três meses, em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira.

Entre os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito estão o uso de repelente, a eliminação de focos de água parada, a limpeza das calhas e a manutenção de caixas d’água e piscinas devidamente tampadas. Também é importante não acumular água em pneus, latas ou garrafas e garantir que os bebedouros de animais sejam lavados semanalmente. Em caso de suspeita de dengue, a recomendação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação.

Compartilhe

Conteúdos