CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detran-SP afasta 142 despachantes suspeitos de fraudes em transferências de veículos

O Detran-SP afastou 142 despachantes documentalistas suspeitos de participação em fraudes de processos de transferência de propriedade de veículos. A medida foi tomada após a identificação de 158 tentativas de

Detran-SP afasta 142 despachantes suspeitos de fraudes em transferências de veículos
Foto: Governo de SP

O Detran-SP afastou 142 despachantes documentalistas suspeitos de participação em fraudes de processos de transferência de propriedade de veículos. A medida foi tomada após a identificação de 158 tentativas de fraude em apenas dois meses.

Desse total, 43 profissionais já tiveram o acesso ao sistema do departamento estadual revogado.

Todos os envolvidos responderão a processos administrativos, que podem resultar na suspensão permanente do acesso aos sistemas do Detran. Caso haja indícios de crimes, os casos serão encaminhados à polícia para investigação criminal.

Segundo o órgão, as tentativas de fraude foram detectadas com o auxílio de um sistema inteligente que utiliza dados históricos, modelagem estatística e técnicas de aprendizado de máquina. A tecnologia permite identificar comportamentos fora do padrão, bloqueando automaticamente as transações suspeitas e notificando os envolvidos. A partir disso, o Detran-SP analisa cada caso para confirmar a legitimidade da operação.

Nos casos legítimos, as restrições são removidas. Quando confirmada a fraude, o processo segue para penalização. A nova estratégia permitiu ao Detran-SP zerar as ocorrências de fraudes entre os dias 6 de abril e 24 de maio.

Compartilhe

Conteúdos