CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última sessão do ano, vereadores aprovam Lei Manuela para aumentar segurança em piscinas

Na última reunião ordinária de 2025, os vereadores de Campinas aprovaram em definitivo a Lei Manuela, que proíbe o funcionamento de motores de sucção em piscinas de uso coletivo enquanto

Na última sessão do ano, vereadores aprovam Lei Manuela para aumentar segurança em piscinas
Foto: Câmara Municipal de Campinas

Na última reunião ordinária de 2025, os vereadores de Campinas aprovaram em definitivo a Lei Manuela, que proíbe o funcionamento de motores de sucção em piscinas de uso coletivo enquanto estiverem abertas e obriga a instalação de dispositivos de segurança. A proposta surgiu após acidentes envolvendo esses equipamentos, incluindo a morte de uma criança em um hotel da cidade no fim de 2024. O projeto segue para sanção do prefeito. 

Além da Lei Manuela, a Câmara aprovou outras medidas. Foi autorizada a priorização da tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres, conhecida como OCR, nos radares de controle de velocidade das vias públicas. Também passou a exigência de monitor em brinquedotecas oferecidas por estabelecimentos comerciais, para garantir acompanhamento das crianças. 

Os vereadores aprovaram mudanças na legislação do IPTU, com emenda, e ajustes na estrutura administrativa da Câmara. As alterações incluem tabelas de vencimentos, gratificações e cargos em comissão, além da criação do programa de assistência à saúde para servidores. 

A sessão também teve homenagens. Foram aprovadas denominações de ruas: Edmur Pinto Fortuna, no Jardim Primaveras, e Stella Margarida Polli, no bairro Jardim São Domingos. Um projeto que previa fornecimento de aparelho digital para medir pressão a hipertensos de baixa renda foi retirado da pauta. 

Compartilhe

Conteúdos