O complexo do Paço Municipal de Hortolândia, no Jardim Novo Ângulo, vai ter três novos prédios. As obras entraram na fase final e a previsão é que os espaços fiquem prontos no próximo mês. A ocupação deve acontecer até o fim do semestre, depois da instalação da rede elétrica e de internet.
Um dos prédios, voltado para a Avenida Sabina Baptista de Camargo, vai receber o Poupatempo, que hoje funciona na Rua Argolino de Moraes, no Hortofácil. O Departamento de Saúde Ocupacional da Prefeitura, que fica no mesmo imóvel, também será transferido para o Paço. O prédio antigo deve virar a nova Unidade Básica de Saúde Vila Real.
O prédio que vai abrigar o Poupatempo tem 931 metros quadrados de área construída e 797 metros quadrados de estacionamento, com espaço para 18 carros.
Com a mudança, serviços como emissão da Carteira Nacional de Identificação, renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e transferência de veículos vão ficar na mesma área onde já existem atendimentos de IPTU, PAT, regulação da saúde, Junta Militar e Cartão Inclusivo.
Os outros dois anexos, com acesso pelo Corredor Metropolitano, serão a nova sede operacional das secretarias de Mobilidade Urbana e de Serviços Urbanos.
Mobilidade urbana
O prédio de Mobilidade Urbana tem 600 metros quadrados de área construída e 495 metros quadrados de estacionamento. As equipes terminam a instalação de divisórias e porcelanatos. Vinte e seis servidores devem ocupar o espaço, incluindo agentes de trânsito e equipes de implantação de sinalização. O local também vai concentrar almoxarifado, equipamentos, veículos e o laboratório de programação semafórica.
O prédio atual da secretaria, no Remanso Campineiro, deve ser reformado e transformado em Escola Pública de Trânsito para atividades com crianças e jovens.
Serviços urbanos
O prédio destinado à Secretaria de Serviços Urbanos tem 612 metros quadrados de área construída e 815 metros quadrados de estacionamento. No local ficarão caminhões, caçambas, tratores e retroescavadeiras usados nos serviços da pasta.
Ao menos 25 servidores deverão ocupar o espaço, entre equipes administrativas, operacionais e de fiscalização ambiental. As obras desta semana incluem instalação de divisórias, finalização dos porcelanatos e reboco externo.
O prédio atual da secretaria, na Avenida Olívio Franceschini, deve abrigar futuramente o grupamento do Corpo de Bombeiros de Hortolândia.