Sorocaba confirmou nesta terça-feira o terceiro caso de raiva em morcego neste ano. O animal foi encontrado no dia 28 de janeiro na Vila Odim, na Zona Norte, e o resultado do exame saiu nesta terça-feira.
A equipe de Zoonoses começou o bloqueio sanitário, que são visitas a imóveis em um raio de 500 metros do ponto onde o morcego foi achado. Os agentes orientam os moradores, entregam material informativo sobre a doença e explicam como agir ao encontrar um animal com comportamento fora do normal.
As equipes também procuram possíveis abrigos de morcegos nos imóveis e fazem uma busca ativa para saber se algum cão, gato ou morador teve contato com o animal infectado. Os agentes ainda verificam a vacinação dos animais domésticos e aplicam reforço quando necessário. Nos casos de contato humano, a pessoa é encaminhada para atendimento antirrábico.
Segundo a Secretaria da Saúde, não há risco imediato. A ação é uma medida de prevenção para evitar a transmissão da raiva e identificar possíveis exposições.
A orientação é que tutores de todas as regiões da cidade mantenham a vacinação dos animais sempre atualizada.