O governo do Estado anunciou investimentos para construir 5 mil moradias na região de Campinas em áreas próximas ao trajeto do Trem Intercidades, que vai ligar a capital a Campinas.
Serão duas mil unidades em Campinas, mil em Louveira, mil em Valinhos e mil em Vinhedo.
O investimento total estimado é de R$ 4,3 bilhões para 23 mil moradias em 14 localidades de 10 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.
O programa, chamado Novas Centralidades, prevê integrar novas habitações ao desenvolvimento econômico e social das regiões atendidas. O projeto inclui a abertura de serviços e comércios em áreas de grande circulação e a organização do uso do solo ao longo das linhas férreas. As ações envolvem urbanização, recuperação ambiental, obras de infraestrutura, construção de equipamentos públicos e novos empreendimentos.
As obras do Trem Intercidades estão previstas para começar ainda este ano. A operação do serviço expresso deve começar em abril de 2031. O trajeto entre a Barra Funda, Jundiaí e Campinas terá 101 quilômetros, percorridos em 64 minutos.
Além disso, o Trem Intermetropolitano vai ligar Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. A operação desse serviço está prevista para 2029, com investimento estimado em 14 bilhões de reais.