A Sabesp instalou três novos sopradores na Estação de Tratamento de Esgoto da Vila Real, em Hortolândia. Os equipamentos começaram a ser colocados nesta quarta-feira e devem entrar em operação ainda nesta semana. Eles reforçam o sistema de aeração, etapa que injeta ar no esgoto para reduzir a formação de gases responsáveis pelo mau cheiro.
A instalação faz parte de um conjunto de ações que recebeu cerca de R$ 28 milhões em investimentos nos últimos meses. A empresa já modernizou o sistema de monitoramento e nebulização, limpou as lagoas com retirada de lodo, trocou outros equipamentos de aeração e realizou manutenções estruturais. Também implantou uma cortina vegetal para ajudar a bloquear odores e fechou áreas próximas das casas.
A empresa afirma que o mau cheiro na unidade é um problema antigo e que as medidas fazem parte de um plano contínuo até a adoção da solução definitiva.
Nova estação será a solução permanente
A solução permanente prevista pela Sabesp é a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto. O projeto prevê investimento de 300 milhões de reais e capacidade para tratar 575 litros por segundo, com operação totalmente fechada e sistemas de controle e filtragem de gases.
Quando a nova estação começar a funcionar, a unidade atual da Vila Real será desativada, incluindo as nove lagoas de tratamento. A ETE da Vila Real foi inaugurada em 2009 em uma área sem moradias. O crescimento urbano aproximou residências do local e levou à revisão do projeto.
A Sabesp afirma que trabalha para reduzir os impactos para quem vive no entorno enquanto implementa a nova estação.