A cota única ou a primeira parcela do IPTU dos imóveis residenciais de Campinas venceu nesta terça. Os carnês foram enviados pelos Correios, mas quem não recebeu pode emitir a segunda via no site da prefeitura, no endereço iptu.campinas.sp.gov.br.
O pagamento à vista tem 5% de desconto. Quem aderiu ao IPTU Digital tem mais 1% de abatimento, limitado a cem reais, também no pagamento da cota única. Neste ano, não houve aumento do imposto. A prefeitura aplicou apenas a correção da UFIC, que subiu 4,49%.
Foram emitidos 528 mil carnês em 2026. A maior parte é de imóveis residenciais. O total lançado ultrapassa 1 bilhão e 900 milhões de reais, valor que vai para áreas como infraestrutura, educação, saúde e assistência social.
Os pedidos de revisão podem ser feitos até o dia 13. Quem optar pela impugnação tem a orientação de fazer o depósito administrativo para evitar multa e juros, caso o pedido seja negado.
As dúvidas podem ser esclarecidas com a Secretaria de Finanças pelo telefone 3755-6000 ou pelos canais virtuais disponíveis no site da prefeitura.