CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Número de apartamentos furtados cresce 13% em um ano em Campinas

Vítimas expostas e falhas de vigilância explicam indicadores, dizem especialistas
Número de apartamentos furtados cresce 13% em um ano em Campinas
Foto: Firmino Piton/Prefeitura de Campinas

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, foram 96 casos de furtos em apartamentos de Campinas em 2025, contra 85 ocorrências em 2024. O crescimento é de 12,9%

Um drama que a enfermeira Kristine Lemos não gosta nem de lembrar. Depois de passar o dia todo fora, ela encontrou o apartamento com a porta arrombada e inteiramente revirado

A ousadia foi tão grande que o casal de criminosos vestiu roupas dela e do marido para fugir do prédio. 

“Ligaram para a portaria, falaram que era o meu marido, e que ia vir o filho dele com a nora. Deram nomes errados. O porteiro também não se certificou disso, e falaram que eles podiam entrar que eles estavam com as chaves”, conta.

Já no prédio do aposentado Fábio Barbosa, a suspeita é de que um mesmo criminoso tenha realizado dois furtos recentes ao imóvel. 

“A primeira vez ele tentou levar uma bicicleta. Ele não conseguiu porque o pessoal se manifestou, abriu a janela do apartamento e começou a gritar. Na segunda vez ele conseguiu levar uma escada e uma barraca que tinha em uma das garagens, e isso através do pulo do muro. Sempre tem uma pessoa do lado de fora aguardando e observando tudo”, descreveu.

A especialista em Segurança Patrimonial, Márcia Gomes, alerta para o modus operandi dos criminosos, que têm vigiado o conteúdo postado pelas potenciais vítimas em perfis abertos nas redes sociais

“Eles usam a tecnologia para verificar a movimentação de determinado condomínio. Eles se passam por moradores, por visitantes, falsos entregadores… Tem pessoas que acham que colocam lá na rede social, ‘estou viajando’… mostram onde mora”, alerta.

Márcia também recomenda que os condomínios estudem a idoneidade das empresas prestadoras de serviços de segurança antes da contratação. 

“É importante que ocorram treinamentos constantes dos colaboradores orgânicos de um determinado condomínio, ou mesmo que o condomínio contrate empresas de segurança idôneas, com registro na Polícia Federal, e empresas que fazem essa reciclagem dos seus colaboradores”, recomendou.

Ainda de acordo com a SSP, Campinas registrou, no ano passado, 1.053 casos de furtos em casas e apartamentos, incluindo furtos de veículos. Em 2024, haviam sido 1.028 ocorrências. O crescimento é de 2,4%. 

Com informações da EPTV Campinas

Conteúdos