A Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp aprovou a criação do curso de bacharelado em inteligência artificial e ciência de dados. A previsão é que a primeira turma comece em 2027, no campus de Limeira. A proposta ainda será votada pelo Conselho Universitário, que deve acontecer em 31 de março. A universidade estuda abrir uma turma também no campus de Campinas a partir de 2028.
O curso terá duração mínima de oito e máxima de 12 semestres, com carga horária de 3.240 horas. Serão oferecidas 40 vagas.
A formação será voltada para três áreas: cidades inteligentes e sustentáveis, administração pública e governo digital, e saúde e esporte de alto rendimento.
O conteúdo será dividido em seis eixos: matemática, estatística, computação, ferramentas de inteligência artificial, ciência de dados e estágio.
Duas faculdades vão administrar o curso de forma integrada: Ciências Aplicadas e Tecnologia. Segundo a pró-reitoria de Graduação, o projeto foi desenvolvido para atender demandas de pesquisa, do serviço público e também do mercado, especialmente na área de cidades inteligentes.