O Carnaval já está aí e é um momento de festa, celebração, diversão, mas também de muito cuidado e muita responsabilidade. Afinal, por mais que seja uma grande festa, é necessário que você tome alguns cuidados para que seus dias felizes não terminem completamente ao contrário.
A Polícia Militar e a Polícia Militar Rodoviária vão reforçar efetivos para garantir mais segurança nas ruas, avenidas e estradas.
O 1º Tenente Giovani Paiffer, comandante do 1º Pelotão da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Policiamento Rodoviário, afirma que métodos de fiscalização como bafômetros, radares móveis e câmeras inteligentes vão ser usados com mais frequência nesse período para tentar coibir infrações.
Para quem pretende queimar o chão indo até outras regiões, a principal orientação do tenente Paiffer é não beber álcool. Parece algo meio já rotineiro, mas o número de infrações sempre cresce nesse período. Mas tem outras dicas.
E se você vai curtir algum bloquinho, a recomendação também é ter cautela. Se for possível, leve um celular mais velho, não fique desfilando com ele na mão. O capitão Hercílio Costa, responsável pela área de Comunicação Social da Polícia Militar, afirma que todo o efetivo estará nas ruas e em maior quantidade nos blocos considerados mais movimentados.
Este ano, uma tenda especial será montada nos blocos mais movimentados voltada exclusivamente para orientar sobre assédio sexual e feminicídio. Essa é uma parceria com a prefeitura de Campinas e a Guarda Municipal. Para o capitão, é muito importante que esse espaço esteja disponível, ainda mais em um momento em que os casos de violência contra mulher tem aumentado na região.
E não se esqueça, especialmente homens: não é não.