Um convênio entre a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vai autuar infratores de trânsito a partir de março na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, em Barão Geraldo.
As ações vão ser divididas em duas etapas: em um primeiro momento, a partir do dia 2, uma campanha educativa vai aplicar “multas morais”, sem valor monetário, para os motoristas infratores do campus.
Folhetos de orientação também vão fazer a orientação de motoristas sobre legislação e regras de trânsito.
Já a partir do dia 16, situações de estacionamento irregular, uso indevido de vagas exclusivas e desrespeito às travessias de pedestres vão gerar autos de infração.
A fiscalização de trânsito vai ficar sob responsabilidade dos amarelinhos da Emdec, dentro da agenda diária de vigilância no eixo de Barão Geraldo.
Ao todo, dois agentes de mobilidade urbana vão ser destacados para o campus, entre 07h00 e 19h00. A oferta pode sofrer alterações a depender da demanda diária e da disponibilidade dos amarelinhos.
Desde 2024, a Prefeitura Universitária da Unicamp diz que 50% do campus de Barão Geraldo já recebeu ações de melhorias, como aumento da sinalização vertical e reforço na pintura de solo.
O contrato entre a Unicamp e a Emdec tem duração de um ano. Segundo a Secretaria Universitária de Vivência nos Campi (SVC), a média de ocorrências de trânsito na Cidade Universitária é de 12 sinistros por mês.