A Secretaria de Segurança Pública está notificando por mensagem de WhatsApp e SMS pessoas que estão com celulares registrados como roubados ou furtados em todo o estado. A medida faz parte do programa SP Mobile, criado para tentar recuperar aparelhos e devolver para quem é dono de fato.
Na região de Campinas, foram mais de 22 mil celulares furtados ou roubados no ano passado, média de 60 por dia. Esse envio das notificações é feito em parceria com a empresa de tecnologia Meta, para ampliar o alcance das mensagens.
O governo informou que as intimações da Polícia Civil agora são enviadas por um número verificado, com selo oficial, para dar mais segurança às comunicações.
Desde que o sistema começou a funcionar, já foram enviadas mais de 5,4 mil notificações no estado. O sistema também ajudou a recuperar 17,5 mil aparelhos e devolveu 5,9 mil para as vítimas.
Em Campinas, só neste mês, foram mais de 50 mensagens enviadas e 125 ligações feitas. A polícia reforça que não se trata de golpe. Não é preciso fornecer dados pessoais nem senhas. A orientação é que a pessoa compareça voluntariamente a uma delegacia. Em alguns casos, alguém pode estar com um aparelho que é produto de furto ou roubo sem saber.
O Estado registrou 22.089 celulares roubados ou furtados no ano passado. O objetivo das notificações é localizar os aparelhos e garantir que eles voltem para quem realmente é dono.