A Câmara Municipal de Monte Alegre do Sul aprovou nesta quarta-feira (18), o pedido de cassação de mandato do prefeito José Rafael Vezzan (Republicanos), conhecido popularmente como Rafa, por quebra de decoro.
De acordo com o documento protocolado, o pedido foi feito após uma manifestação realizada na Praça Bom Jesus, no último dia 16, durante as festividades carnavalescas no qual o prefeito teria proferido xingamentos e declarações ofensivas dirigidas à população afirmando que as pessoas que expõe suas opiniões nas redes e criticam a administração seriam “vagabundos” e mandando eles irem trabalhar e o deixassem trabalhar.
O denunciante alega no documento que as declarações foram feitas enquanto ele exercia o papel de chefe do Poder Executivo, em ambiente público, durante as atividades do carnaval que são custeadas por recursos públicos. Com isso, o fato teria causado constrangimento, indignação coletiva, medo no público presente e atingindo a dignidade dos cidadãos e turistas a ponto de grande parte se retirar do evento.
Em nota, a Prefeitura de Monte Alegre do Sul informou que o prefeito foi notificado nesta quinta-feira informando sobre a instalação de uma comissão processante. Nesse processo é estabelecido o prazo de 10 dias para a apresentação de defesa prévia e a apresentação dos esclarecimentos do prefeito dentro do período estipulado.