Cerca de 1.500 eleitores da Região Metropolitana de Campinas correm o risco de perder o título por terem deixado de votar e de justificar nas últimas três eleições. Agora, eles têm até o dia 25 de abril para regularizar a situação no cartório eleitoral de sua cidade. Quem não fizer o procedimento dentro do prazo terá sua documentação cancelada.
De acordo com a legislação brasileira, o eleitor que tiver seu título suspenso ficará excluído da participação nas próximas eleições, será impedido de obter passaporte ou documentos como a Carteira de Identidade, se candidatar a empregos públicos, estre outras restrições. No estado de São Paulo, são pouco mais de 370 mil pessoas em situação irregular, sendo que quase 120 mil desse total são da capital.
De acordo com a chefe de cartório da zona eleitoral 33 de Campinas, Cláudia Sperb, os eleitores devem ficar atentos aos prazos para evitar problemas com o cancelamento do título. Ela explica que o eleitor que não regularizar sua situação até o dia 25 de abril, deve retirar um novo documento até maio do ano que vem, antes do prazo final da justiça eleitoral e garantir o direito de voto nas próximas eleições.
A relação com nomes e inscrições dos eleitores faltosos está disponível desde o dia 20 de fevereiro nos cartórios eleitorais de todo o país. O eleitor também pode conferir a relação no site do Tribunal Superior Eleitoral. O endereço eletrônico é www.tse.jus.br.