CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

A Música Perdida No Passado dessa semana é do Beastie Boys

Edição de Texto: Walmir Bortoletto A Música Perdida No Passado é um Rock pesado feito por um grupo de Rap, que já foi de Rock, que investiu no Rap, mas

A Música Perdida No Passado dessa semana é do Beastie Boys
Edição de Texto: Walmir Bortoletto A Música Perdida No Passado é um Rock pesado feito por um grupo de Rap, que já foi de Rock, que investiu no Rap, mas que nunca abandonou o Rock. Explicar a trajetória do Beastie Boys não é muito simples. O grupo surgiu no circuito alternativo do cenário Punk Rock […]

Edição de Texto: Walmir Bortoletto

A Música Perdida No Passado é um Rock pesado feito por um grupo de Rap, que já foi de Rock, que investiu no Rap, mas que nunca abandonou o Rock. Explicar a trajetória do Beastie Boys não é muito simples. O grupo surgiu no circuito alternativo do cenário Punk Rock de Nova Iorque e até gravou um LP.

Após a tradicional entrada e saída de integrantes, o trio, formado por Mike D, MCA e Ad Rock, resolveu experimentar o Rap. A partir desse momento, os três rapazes brancos apostariam nas rimas, mas o Rock não seria esquecido.  “You Gotta Fight For Your Right To Party” foi lançada em 1986. Ela está no álbum “Licensed To Ill”, o primeiro do grupo beastie boys com conteúdo de Rap. Mas os garotos não abandonaram as raízes do Rock e nem o comportamento. Ao som da batida pesada e das guitarras, o trio luta pelo direito de festejar, como diz o título da música.

A farra sugerida no refrão é só uma desculpa para a tradicional rebeldia sem causa de adolescentes contra a escola e os pais, mas funciona perfeitamente como argumento para um Rock. Toda a liberdade que o video clipe permite foi explorada pelo Beastie Boys. O direito de festejar é transformado em todo tipo de exagero com bebidas, mulheres e atitudes que passam longe dos bons modos e que não estão na letra. As imagens da bagunça fizeram sucesso com o público jovem que assistia a MTV americana, emissora que estava no ar há poucos anos.

“You Gotta Fight For Your Right To Party” chegou a sétima posição no Hot 100 da Billboard, mas ultrapassou os limites dos Estados Unidos e também conseguiu se destacar nas paradas de outros países. No começo de 1987, quando o vinil começava a perder força com a chegada do CD, a gravadora ainda apostou em lançar a música nos discos de 7 e de 12 polegadas.

Compartilhe

Conteúdos