A Defesa Civil de Hortolândia distribuiu materiais informativos para os moradores da região do Parque Ortolândia, nesta quarta-feira, durante a ação preventiva a queimadas. Cerca de 150 moradores receberam orientações e dicas de como evitar desastres causados pelo fogo. Agentes da Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Ambiental, Defesa Civil de Campinas e representantes da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) integraram a ação por meio do Programa “Cidades Resilientes”.
De acordo com o gerente da Defesa Civil, Iluide Carboneiro, o período de estiagem encerra na próxima segunda-feira e a ação tem o objetivo de conscientizar a população para denunciar atitudes que degradem o meio ambiente e também para diminiur as queimadas.
A campanha tem o objetivo de aumentar o grau de consciência e compromisso em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem estar e segurança ao cidadão. Nos períodos de seca, o número de incêndios aumenta, causando danos à saúde, facilitando o efeito da erosão e destruindo vegetações. Também provoca estragos no meio ambiente e aumenta os riscos de doenças respiratórias.
A próxima ação do Programa “Cidades Resilientes” é promover a Operação Verão, com início em 1º de outubro, integrando as secretarias da Prefeitura de Hortolândia.