A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta, nos dias 4 e 5 de outubro, sexta-feira e sábado, um programa especial, composto por árias e aberturas de óperas do compositor italiano Gioachino Antonio Rossini e da “Sinfonia Popular” do gaúcho Radamés Gnatalli. A regência é do maestro convidado Jamil Maluf e conta com participação da mezzo soprano Luisa Francesconi, que traz um frescor a essas obras, já conhecidas do grande público e sucesso no mundo todo.
O programa abre com a ária “Cruda Sorte” da ópera “Italiana em Argel” e com a ária “Una voce poco fa” da ópera “Barbeiro de Sevilha”. Segue com a abertura da ópera “La Gazza Ladra” e encerra a primeira parte do concerto com a ária “Non pìu mesta” da ópera “La Cenerentola”, adaptação operística da história de “Cinderela”. Estas obras estão entre as mais populares do romantismo, geralmente reconhecidas pela espontaneidade, versatilidade, clareza e ideias melódicas elegantes.
O programa encerra com a “Sinfonia Popular” de Radamés Gnatalli, um dos mais importantes compositores e arranjadores brasileiros. Foi contemporâneo de compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e parceiro de Tom Jobim.