São esperados 500 mil veículos nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, entre os dias 11 e 13 de outubro. Os horários de pico devem acontecer na sexta-feira, das 16 às 20 horas e no domingo das 16 às 22 horas. Apesar do feriado ser no sábado, o Coordenador de tráfego da Autoban, João Moacir, afirma que a movimentação nas estradas será bem maior que nos fins de semanas normais.
No dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, também será lembrado o Dia das Crianças, com a campanha ‘Viagem Segura, a Melhor Direção – Criança Segura’. Haverá a distribuição de 10 mil folhetos em praças de pedágio com dicas para o transporte correto de crianças e o uso da cadeirinha. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 4 mil e 700 crianças morrem e mais de 125 mil são hospitalizadas anualmente em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil. João Moacir observa na prática do dia a dia que o uso adequado da cadeirinha evita lesões graves nas crianças.
Bebês até 1 ano devem ser transportados no bebê-conforto na posição de costas. De um a quatro anos, devem viajar em cadeirinhas. Entre quatro e sete anos e meio, deve ser utilizado o assento elevatório, com o cinto de segurança do próprio veículo. As crianças com sete anos e meio até 10 anos podem usar o assento normal, mas sempre no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança.
A Rota das Bandeiras também terá operação especial no final de semana. A concessionária preparou uma operação especial, com guinchos, ambulâncias e veículos de inspeção em pontos específicos para garantir a agilidade em casos de socorros médicos e mecânicos. No Corredor Dom Pedro – que inclui as rodovias (SP-360), entre Itatiba e Jundiaí; (SP-332), entre Campinas e Conchal// SP-063), entre Itatiba e Louveira;// e (SP-083), entre Campinas e Valinhos – são esperados 456 mil veículos.