O Instituto de Pesos e Medidas, o IPEM, divulgou os dados sobre as principais reclamações registradas no ano passado em todo o Estado de São Paulo. No total foram contabilizados na ouvidoria 5.374 reclamações. Deste total , 24,6% foram referentes as denúncias sobre bombas de combustíveis.
No caso dos eletrodomésticos, o índice foi de 15,8% e nas balanças utilizadas nos supermercados, açougues e outros estabelecimentos comerciais do gênero 9,8%. Na comparação feita com o ano anterior o índice de reclamações sobre os eletrodomésticos foi de 1.129%. Dos 209 registros contra os eletro-domésticos, 55,4% dos produtos fiscalizados foram reprovados.
No caso as bombas de combustíveis, foram fiscalizadas 233 unidades. Do total em 10% dos casos foram constatadas irregularidades. Mesmo não figurando na lista dos produtos mais reclamados no IPEM , os brinquedos estão entre os principais no quesito índice de reprovação.
Nas pesquisas feitas pelos fiscais em 2013 , 61% dos casos não tinha o selo de qualidade INMETRO. As empresas que reformam pneus também fazem parte da lista. Do total de 25 visitadas, 72% estavam operando sem o as normas técnicas estipuladas. As denuncias e reclamações podem ser feitas através do telefone 0800.013 .0522 ou no site www.ipem.sp.gov.br.